Monday, July 10, 2017

DO QUE PRECISAR...

    
     
      Assistindo a um Roda Viva (TV Cultura) com Nélida Piñon em que ela falava sobre feminismo, percebi algo muito complicado. As pessoas quando falam desses "novos" movimentos (feminismo, antirracismo, anti-homofobia etc) acabam analisando situações do passado sob as lentes que usam atualmente. Ser capaz de fazer uma análise culturalmente imersa de um movimento, de uma obra de arte, ou até mesmo de um comportamento é uma das coisas mais difíceis que existe, já que na maioria das vezes cremos que o nosso ponto de vista é o mais adequado e usamos de nossos filtros para realizar nossos julgamentos e críticas.

     Nélida Piñon estava fazendo exatamente o contrário disso, ela estava analisando o quão revolucionário era o comportamento de determinadas mulheres por optarem ler essa revista feminina e não aquela. Ela estava demonstrando que apesar de as grandes frentes revolucionárias serem importantes, é a escolha da maioria, daquelas pessoas que não têm a possibilidade de gritar, que faz com que determinada circunstância ganhe força. Muitas vezes ao assistirmos a um filme de época esperamos encontrar nele um comportamento que se encaixe com o filtro que temos atualmente sobre determinado assunto, em vez de analisarmos que determinados comportamentos ao serem apresentados revelam uma força muito maior dentro do contexto.

      Talvez por vivermos na época em que os super-heróis tomaram as telas, esperamos que as atitudes mesmo dos menores sejam cercadas de uma trilha sonora rebombante, quando muitas vezes os maiores heróis viveram na persistência da santidade de um sorriso. Saber o que fazer e quando fazer pode ser tão importante quanto encarar os supostos homens maus.

Um filme que ilustra isso é A Tale of Samurai Cooking (2013). Segue abaixo o link para os que quiserem assistir.

http://kissasian.com/G/795555?l=http%3a%2f%2fkissasian.com%2fDrama%2fA-Tale-Of-Samurai-Cooking-A-True-Love-Story

(Referência da imagem: https://judebfood.files.wordpress.com/2015/06/haru-y.jpg?w=1092)